Olá ! Sejam Bem Vindos | TELEFONE: (44) 3264-2018

HomeDestaques Banda1 AMTecpar fornece ao Ministério da Saúde 21 milhões de doses da vacina antirrábica neste ano

Tecpar fornece ao Ministério da Saúde 21 milhões de doses da vacina antirrábica neste ano

Tecpar fornece ao Ministério da Saúde 21 milhões de doses da vacina antirrábica neste ano

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), único laboratório público a produzir a vacina antirrábica animal no Brasil, tem contrato com o Ministério da Saúde para fornecer, em 2022, o total de 21 milhões de doses do produto, que serão usadas nas campanhas de vacinação de cães e gatos em todo o País.

O processo produtivo de vacina antirrábica, que utiliza o método de perfusão para a cultura de células e produção de vírus rábico, foi totalmente desenvolvido pelo Tecpar. Desde o início da fabricação, há mais de quatro décadas, o Tecpar utilizou diferentes métodos de produção e, devido ao aprimoramento contínuo da tecnologia empregada, desenvolveu um método inédito que foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O diferencial competitivo da vacina Rhabdocell é a possibilidade de produzir com alta densidade celular e alto rendimento, além de oferecer maior segurança e eficácia na proteção de cães e gatos, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

“Esse processo é patenteado pelo INPI e atende todas as exigências regulatórias e de mercado, com foco na saúde pública. Com essa tecnologia, o Tecpar se equipara aos principais fabricantes do imunizante no mercado global em padrões de qualidade e segurança, demonstrando a importância de um laboratório público para apoiar o país no combate à doença”, explica o diretor-presidente.

Em 2021, o Tecpar recebeu o “Prêmio Vacina – 2021” do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet-PR).

RAIVA ANIMAL – A raiva é uma doença que afeta apenas os mamíferos. O vírus infecta o sistema nervoso central, causando doenças no cérebro e morte. Quase todos os animais que contraem a raiva não foram vacinados ou não estavam com a vacinação em dia, o que evidencia a relevância das campanhas do Ministério da Saúde e do imunobiológico fornecido pelo Tecpar.

CAMPANHAS – O Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), criado em 1973, implantou entre outras ações, a vacinação antirrábica canina e felina em todo País e as campanhas nacionais de vacinação para estes animais, que acontecem uma vez por ano.

Com a vacina fornecida ao PNPR, produzida pelo Tecpar há mais de 40 anos, o Brasil conseguiu controlar os casos de raiva. Nos últimos 30 anos, o País registrou uma significativa redução na ocorrência de raiva em animais e, por consequência, nas taxas de mortalidade por raiva humana.

Fonte:portalcantu.com.br