Olá ! Sejam Bem Vindos | TELEFONE: (44) 3264-2018

HomeDestaques Banda1 AMRede Elétrica Inteligente da Copel já permite acompanhamento do consumo em tempo real

Rede Elétrica Inteligente da Copel já permite acompanhamento do consumo em tempo real

Rede Elétrica Inteligente da Copel já permite acompanhamento do consumo em tempo real

O consumidor que já tem medidor inteligente da Copel instalado e em completo funcionamento agora pode acessar uma nova funcionalidade no aplicativo: a Rede Elétrica Inteligente.

Com ela, é possível consultar a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estimar o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura.

A nova funcionalidade é um dos passos fundamentais para a consolidação do programa Rede Elétrica Inteligente no Paraná. De acordo com o superintendente de Smart Grid da Copel, Julio Shigeaki Omori, os medidores inteligentes representam um avanço tecnológico com vantagens para todo mundo.

“Do lado da Copel, recebemos informações com agilidade e podemos atuar antes mesmo de o consumidor perceber que houve algum problema na rede. E do lado do consumidor, agora é possível acompanhar o consumo dia a dia, uma informação muito útil para quem faz uma boa gestão energética em casa ou na empresa”, comenta.

Até o momento, a Copel instalou 370 mil medidores inteligentes em 73 cidades das regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná. Até outubro deste ano, serão 462 mil medidores instalados, com um investimento de R$ 252 milhões e benefício direto a 1,5 milhão de paranaenses. A implantação da Rede Elétrica Inteligente é uma atualização tecnológica feita com recursos da Copel, sem custo adicional aos consumidores.

APLICATIVO – O consumidor que consultar a função “Rede Elétrica Inteligente” na aba “Serviços” do aplicativo Copel vai encontrar dados da fatura em andamento, com o registro detalhado de quilowatt-hora (kWh) consumido por dia e também o acumulado mês a mês.

Em outra tela da mesma funcionalidade, é possível consultar gráficos de consumo do mês, comparados com o mesmo mês do ano anterior. Com base nos dados de consumo já medido, a tela também mostra uma estimativa de quanto vai dar o consumo naquele mês corrente.

A funcionalidade está disponível e aparece no menu do aplicativo apenas para as unidades consumidoras que estão com a leitura remota ativa. Dos 370 mil medidores inteligentes instalados em todo o Paraná, 200 mil já têm comunicação estável com atualização diária de consumo. A ativação das leituras remotas está acontecendo de forma gradual, dentro do cronograma previsto em projeto.

REDE ELÉTRICA INTELIGENTE – A Rede Elétrica Inteligente da Copel é uma tecnologia que automatiza o sistema, tornando-o mais eficiente, seguro e confiável. Sem nenhum custo para o consumidor, a nova tecnologia vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos. Isso porque, quando houver quedas de energia, o medidor inteligente avisa imediatamente a Copel. Saiba mais em copel.com.

Fonte:portalcantu.com.br