Olá ! Sejam Bem Vindos | TELEFONE: (44) 3264-2018

HomeDestaques Banda1 AMComeça a avaliação nacional da educação básica nas escolas da rede estadual

Começa a avaliação nacional da educação básica nas escolas da rede estadual

Começa a avaliação nacional da educação básica nas escolas da rede estadual

Começou nesta segunda-feira (23) e vai até 10 de novembro a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, conjunto de testes que visa um diagnóstico da educação básica brasileira, incluindo escolas públicas e privadas.

Na rede estadual de ensino do Paraná, participam das provas os estudantes dos 5° e 9° anos do ensino fundamental e das 3ª e 4ª séries do ensino médio regular e profissional.

Os testes abrangem o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa, servindo como ferramenta de monitoramento da aprendizagem. Além das provas realizados pelos estudantes, o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais da Educação, diretores de escolas, professores e alunos.

Os resultados preliminares do Saeb 2023 serão disponibilizados posteriormente no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Ferramenta fundamental para avaliar a qualidade do sistema educacional brasileiro, o Saeb fornece dados e indicadores que permitem conhecer o desempenho das escolas e redes de ensino do país, além de evidenciarem as áreas em que os alunos têm melhor desempenho e aquelas em que há desafios – diagnóstico essencial após os impactos do período pandêmico.

“Os resultados do Saeb são importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles podem fornecer indicações sobre as áreas que precisam de mais atenção e orientar a elaboração de planos de melhoria educacional”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Os estudantes público-alvo da educação especial matriculados em turmas selecionadas para as aplicações do Saeb 2023 também participam da avaliação. Poderão receber atendimento especializado aqueles que já tenham sido informados no Censo Escolar como estudantes vinculados a uma turma que fará o Saeb.

Além disso, caberá às instituições de ensino solicitar o atendimento. O Saeb viabilizará as seguintes formas de atendimento especializado na edição de 2023: atendimento com recursos e profissionais oferecidos pela escola participante; tempo adicional para a realização dos testes e preenchimento do questionário; sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais especiais; instrumentos adaptados para estudantes com baixa visão (exclusivo para estudantes que tenham declarado baixa visão no período de coleta do Censo Escolar).

Fonte:portalcantu.com.br