Olá ! Sejam Bem Vindos | TELEFONE: (44) 3264-2018

HomeDestaques Banda1 AMGoverno do Paraná promete zerar desmatamento ilegal em quatro anos

Governo do Paraná promete zerar desmatamento ilegal em quatro anos

Governo do Paraná promete zerar desmatamento ilegal em quatro anos

O Governo do Paraná promete zerar o desmatamento ilegal nos próximos quatro anos. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

 “Esse é o objetivo: desmatamento ilegal zero. A cada ano vai ter uma redução, isso vai ser de forma gradativa, não conseguimos estancar isso de um momento pro outro”, disse em entrevista à RPC.

De acordo com o secretário, o estado deve realizar concurso público para contratar mais pessoas para a pasta e para o Instituto Água e Terra (IAT).

O secretário disse ainda que foi contratado junto a organismos internacionais financiamento para modernizar o sistema de fiscalização.

“Para que eu possa ter uma fiscalização eletrônica em que eu consigo, através de satélite, olhar a área desmatada e já emitir de forma automática o auto de infração.”

Mata Atlântica ‘comida pelas bordas’

Um levantamento feito de janeiro a outubro de 2022 pelo sistema de alertas da SOS Mata Atlântica e do MapBiomas revela que o Paraná foi o estado da região Sul que mais derrubou a floresta atlântica.

A área derrubada no estado equivale a quase 20 vezes o parque Barigui, em Curitiba:

  • Paraná: 2.954 hectares desmatados;
  • Santa Catarina: 1.714 hectares desmatados;
  • Rio Grande do Sul: 1.177 hectares desmatados.

 

Os dados também apontam que, de julho a outubro de 2022, a quantidade de mata derrubada aumentou 83% no estado.

Em todo o Brasil, 48 mil hectares de Mata Atlântica foram derrubados nos dez primeiros meses do ano passado. No ranking nacional de desmatamento, o Paraná aparece em quarto lugar, atrás da Bahia, de Minas Gerais do Piauí.

Os flagrantes de desmatamento registrados pelo levantamento foram feitos por um satélite que tem a capacidade de enxergar áreas menores, de até de um hectare.

Fonte:portalcantu.com.br