Olá ! Sejam Bem Vindos | TELEFONE: (44) 3035-7476

HomePortal de NotíciasSimepar vai avaliar condições das barragens do estado por satélite

Simepar vai avaliar condições das barragens do estado por satélite

Simepar vai avaliar condições das barragens do estado por satélite

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) vai avaliar, por satélites, a situação de mais de 460 barragens do Paraná. É o que informou a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo nesta terça-feira (29).

De acordo com a secretaria, o monitoramento é o primeiro passo de um plano de ações que pretende aumentar a fiscalização, aprimorar os planos de gestão de riscos e implementar, se necessário, sistemas de alerta.

Segundo o governo estadual, atualmente quatro funcionários fazem a fiscalização de mais de 460 barragens do Paraná.

Além do Simepar, trabalho vai envolver equipes dos Instituto de Águas do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

“A estratégia é tentar potencializar estas equipes e estabelecer um contrato de gestão do Simepar, usando ferramentas tecnológicas via satélite” afirmou o secretário interino de Desenvolvimento Sutentável e Turismo, Everton Luiz da Costa Souza.

De acordo com o diretor-presidente do Simepar, Eduardo Alvin Leite, a partir da avaliação por satélites será possível entender a condições das barragens e até se existem estruturas que não estão sendo monitoradas.

“A primeira etapa é inventariar as barragens, conhecer as propriedades, quais são seus usos, onde elas estão”, afirmou o diretor-presidente do Simepar.

De acordo com as informações da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a maior parte das barragens do estado são para uso de irrigação, abastecimento de água, geração de energia, proteção de meio ambiente e recreação.

De acordo com o secretário, apenas três delas são de resíduos minerais. Segundo Souza, não existe nenhum risco iminente à população.

Fonte: G1 Paraná.

Compartilhar