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PROCON Sarandi: 4º lugar no ranking estadual de atendimentos, índice de 95% na resolução dos casos e economia de R$10 milhões de reais aos cofres públicos

PROCON Sarandi: 4º lugar no ranking estadual de atendimentos, índice de 95% na resolução dos casos e economia de R$10 milhões de reais aos cofres públicos

O Procon Municipal de Sarandi, encerrou o ano de 2018 com 6.761 registros de atendimentos e em 4º lugar no ranking entre 63 Procons Municipais do Estado do Paraná, com base em dados dos sistemas SINDEC e DPC.

O Órgão também comemora outros saldos positivos; No mês de janeiro de 2018, o Órgão bateu o segundo maior registro mensal de atendimentos já contabilizados, desde o início de suas atividades. Outro destaque é que pela primeira vez, o Órgão alcança o índice de resolução de 95,31% dos casos. Desta forma, ao “retirar” do judiciário cerca de 6 mil ações, considerando que, segundo o recente Relatório Anual Justiça em Números do CNJ, o custo médio de tramitação de uma ação é de R$ 1.654,03, estimando-se que o Procon Sarandi foi responsável por uma economia aproximada de R$ 10 milhões de reais para o judiciário, além da própria redução da quantidade de ações que muitas vezes “engessam” a justiça.

Do montante de reclamações registradas no ano de 2018, a maioria está relacionada a Assuntos Financeiros como bancos, cartão de crédito, consórcio, financeiras, entre outros, com 40,02%, seguido de Serviços Essenciais como telefonia móvel e fixa, energia entre outros,com 39,85%.

No ano de 2018, o Procon Sarandi firmou convênio junto ao Procon Paraná e a Secretaria Nacional do Consumidor, e passou a utilizar nova plataforma de atendimento (SINDEC), o padrão de atendimento foi reformulado e otimizado, resultado na diminuição em quase 20% de processos administrativos, e no aumento no índice de resolutividade no pré-atendimento.

Ao longo do ano de 2018, o Órgão realizou diversas ações inéditas e positivas. Dentre as quais, a parceria de fiscalização com o IPEM -Instituto de pesos e medidas, blitz educativas nos bairros e visitas técnicas em parceria com o Procon Maringá, palestra na casa da cultura em parceria com a ACIS – Associação Comercial de Sarandi, campanha “De olho na validade” em parceria com a APRAS -Associação Paranaense de Mercados, implantação de nova plataforma de atendimento em parceria com a Senacom – Secretaria Nacional do Consumidor e PROCON Paraná, entre outros projetos que tiveraminício no ano de 2018, além da mudança do horário de atendimento, que passou a ser de forma ininterrupta das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

Foto foto: Assessoria de Comunicação. 

Fonte:http://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias/item/procon-sarandi-4-lugar-no-ranking-estadual-de-atendimentos-indice-de-95-na-resolucao-dos-casos-e-economia-de-r-10-milhoes-de-reais-aos-cofres-publicos

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