
Auxiliar de enfermagem é a primeira pessoa a receber vacina contra a Covid-19 em Umuarama: ‘Era muito esperada’
A auxiliar de enfermagem Maria da Glória Souza foi a primeira vacinada contra a Covid-19 em Umuarama, no noroeste do Paraná, nesta terça-feira (19).
Ela tem 58 anos e trabalha há 30 anos na profissão.
“Essa [vacina] é diferente. É como se fosse a primeira vacina que a gente tomou. Era muito esperada”, disse Maria da Glória.
Outros sete profissionais da saúde receberam a primeira dose nesta terça-feira.
As doses chegaram na cidade por volta das 14h30.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a regional de saúde de Umuarama recebeu um total de 3.120 doses nesta terça-feira. Deste total, 1.624 vacinas serão aplicadas na cidade, e as demais doses serão distribuídas para outros vinte municípios da região.
A previsão é que 1.346 profissionais de saúde e 221 idosos sejam vacinados na cidade nesta primeira fase da imunização, de acordo com a Sesa.
Campanha de vacinação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná começou na segunda-feira (19), em Curitiba, quando a enfermeira da linha de frente do combate à pandemia Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, recebeu a primeira dose do estado no Hospital do Trabalhador.
O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantassem a imunização para segunda-feira.
A primeira remessa com 265 mil doses de vacina chegou ao Paraná na noite de segunda-feira (18), e as caixas com os imunizantes foram distribuídas para as cidades do interior na manhã desta terça-feira.
Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) prevê que 126 mil pessoas sejam imunizadas. Cada uma delas receberá duas doses da vacina. O cálculo também leva em conta um índice de 5% de perda técnica.
O governo estadual informou que os seguintes grupos serão vacinados até o fim do 1º semestre de 2021:
Primeira fase
- Trabalhadores da saúde;
- Idosos a partir dos 75 anos de idade;
- Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;
- População indígena.
Segunda fase
- Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase
- Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
Fonte: G1 Paraná.